terça-feira, 18 de maio de 2010
O Poder da Fé
A fé é uma ação de obediência em resposta ao que Deus falou. A verdadeira fé é expressa em:
a) obediência
b) ação,
c) ouvir a Palavra (voz) de Deus.
A fé vem pelo ouvir
O texto de Romanos 10:17 declara que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Às vezes digo ao meu filho: “Lucas, vai tomar banho”. Ele me responde: “Já vou pai”. Porém, algum tempo depois, percebo que ele não foi tomar banho. Ele me escutou, mas não me ouviu.
Ouvir não significa simplesmente escutar com os nossos ouvidos. Significa responder obedientemente ao que Ele disse. Então, até que você obedeça, você não “ouviu” no sentido bíblico.
Portanto, a fé é ação em obediência ao que Deus diz. A desobediência bloqueia a voz de Deus. Afinal, para que Deus vai falar com você novamente, se você não obedeceu ao que Ele disse na última vez que tentou falar com você?
Naamã quase deixou de receber a benção que procurava porque seu orgulho o levava a não obedecer ao que Deus dissera por meio do profeta Eliseu (2 Reis 5:1-16).
Como a fé funciona?
A Bíblia diz que o justo vive pela fé (Romanos 1:17); diz que a fé é Deus que nos dá como um dom (Efésios 2:8-9; Romanos 12:3b); e, diz que a fé vem através da palavra de Deus (Romanos 10:17).
Portanto, para que a fé possa operar em uma situação relevante à nossa situação, precisamos obedecer a esta palavra.
A maioria das promessas de Deus são condicionais - Ele faz a Sua parte, se fizermos a nossa (Tiago 2:17; 4:8).
A prova da fé
1 Pedro 1:6-7 diz: “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.”
Deus prova a nossa fé. Ele nos testa. Há momentos em que tudo o que acontece ao nosso redor parece ser contrário ao que Deus disse e, aparentemente, não há nenhuma evidência para a nossa fé. Nesse ponto, a nossa fé só tem como apoio aquilo que Deus nos falou (Romanos 4:18-21).
Pela fé, lançamo-nos sobre a Sua fidelidade. Sabendo que em ocasiões de dúvidas e lutas, Deus permanece fiel e não nos abandona (2 Timóteo 2:13). Ele foi fiel a Pedro quando a fé dele foi provada e falhou. Jesus não o abandonou. Ele promete: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hebreus 13:5).
Os problemas vêm para testar a nossa fé na Palavra de Deus (Salmo 12:6). Os sofrimentos vêm para nos ensinar a obediência (Hebreus 5:8).
Portanto, manter uma atitude positiva no meio de grandes sofrimentos é a chave para uma vida cristã triunfante (2 Corintios 2:14).
Considere os problemas como algo construtivo para você (2 Corintios 4:17-18).
Conclusão
Deus promete que, pela fé, nós venceremos. “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4).
Então, decida-se hoje mesmo a viver pela fé e a confiar em Deus em todas as áreas da sua vida.
Reconheça a sua necessidade de ser totalmente dependente dele. E, nos problemas, desafios e dificuldades, mantenha “os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:2).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário