
Como já comentei em alguns posts, gosto muito de ilustrar situações do nosso dia a dia com estórias e contos. A analogia nos ajuda a perceber onde estamos cometendo equívocos…
Lembro-me de uma estória que falava sobre um homem que caminhava muito pensativo em função de uma série de problemas e questões que tinha para solucionar. E caminhando, pensava: “Não tenho como superar isso… Está muito difícil… Impossível de se resolver…”
Ele era uma pessoa triste porque vivia tomado pela preocupação. Tinha certeza de que não tinha jeito. Parecia que ele iria morrer a qualquer momento de tanta angústia… de tanto desespero…
Num dia, ele estava andando na beira de um rio e preocupação sempre o acompanhava. Em determinado momento, ele notou a presença de um cachorro que estava na beira daquele rio e ficou observando-o… Ele parecia estar com muita sede…
Prestando um pouco mais de atenção no comportamento do cachorro, notou que, toda vez que ele tentava beber da água do rio, se assustava com o seu próprio reflexo, achando ser outro cão, e se afastava.
Até que, num determinado momento, não suportando mais a sua sede, o cão decidiu passar por cima daquele medo e mergulhou com tudo no rio. No mesmo instante, o outro cão que o assustava tanto, desapareceu…
Reflexões
- Quantas vezes nós mesmos somos a barreira que nos impede de seguir adiante?
- Quantas vezes nos conformamos com as situações, simplesmente por medo de arriscar?
- Quantas vezes, criamos “fantasmas” que não existem somente para não lidarmos com alguns desconfortos?
- Quantas vezes ocupamos as nossas mentes na busca de soluções “mirabolantes” para determinado problema sem olhar para o que o nosso coração está dizendo?
- Quantas vezes, esperamos a nossa angústia chegar ao seu “auge” para percebermos que as respostas estão no fato de acreditarmos em nós mesmos, nas nossas forças e na nossa capacidade de superação…
Temos, dentro de nós, uma luz que pode nos guiar para as trilhas da paz, da serenidade, da integridade e do amor… Basta que tenhamos a coragem para lidar com os nossos reflexos e sombras, de maneira firme e real…
Pensem nisso…
Claudia Michepud Rizzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário