segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Quem agradece é mais feliz

“QUEM VIVE AGRADECENDO TORNA-SE FELIZ; QUEM VIVE SE LAMURIANDO, CAMINHA PARA A INFELICIDADE”.

Isso quer dizer que temos que agradecer SEMPRE tudo que existe ao nosso redor.

Agradecer não só o que Deus nos dá para viver, como alimento, água, roupas, casa, mas também as pessoas que nos ajudam ou nos aprimoram, sejam familiares, amigos, ou mesmo estranhos que encontramos.

Isto é agradecer em qualquer circunstância, sejam momentos agradáveis ou difíceis de suportar.

Agradecer os bons momentos é fácil, mas agradecer os momentos ruins realmente é difícil. É difícil, mas não é impossível.

Mas, será que mesmo os momentos bons estamos agradecendo?

A respeito disso, hoje, quero dar um exemplo de como é possível encontrar motivos para agradecer, mesmo em situações difíceis ou quase impossíveis.

Há uma passagem conhecida do Japão relacionada a um jovem que sofria de tuberculose.

Um certo reverendo pioneiro visitava as cidades para ministrar Johrei e fazer palestras para membros e freqüentadores. Nos encontros sempre se reuniam em torno de 50 pessoas. Numa dessas palestras, um jovem levantou a mão e disse:

- Gostaria que o senhor me desse uma resposta para o meu problema.

O reverendo perguntou:

- Mas qual é o seu problema?

Então o jovem respondeu:

- Tenho 26 anos e sofro de tuberculose. Os meus dois pulmões estão comprometidos e o médico já me desenganou. Desde pequeno sempre fui muito doente e fraco, e nunca saboreei a vida. Eu pergunto: por que Deus é tão injusto comigo? Já fiz de tudo e o problema continua. Não tenho mais esperança de me curar. Enquanto o jovem falava, o reverendo pedia inspiração para orientar... o que será que vou falar para ele?...

Na hora de responder, o reverendo disse:

- Durante os seus 26 anos de vida, algum dia você agradeceu a seus pais? Você se sente tão coitado, é tão egoísta e tem tanto apego, que nem percebe como seus pais se preocupam com você... Eles lhe deram a vida, te criaram e como você sempre foi doente, eles correram para muitos lugares procurando a sua salvação. Você já agradeceu a eles por tudo isso? Ele abaixou a cabeça e começou a chorar.

Depois disse:

- Realmente, o senhor tem razão. Eu nunca soube agradecer ninguém... nem a Deus, nem por nada... Vivo reclamando até de Deus, chamando ele de injusto. Em casa, é minha mãe quem faz tudo. Ela sempre prepara a comida com muito carinho. Mas mesmo assim, eu reclamo, achando que a comida está ruim. Meu pai tem paciência comigo e me faz de tudo. Mesmo assim, eu reclamo dele.

Assim, depois de refletir bastante, ele voltou para casa e pediu perdão aos pais, dizendo:

- Perdoem-me, por favor! Eu sempre fui um ingrato. Nunca agradeci a vocês. Muito obrigado por tudo!

Com isso ele se sentiu mais leve. Então passou a agradecer diariamente a todas as pessoas que faziam as coisas para ele, e a tudo aquilo que ganhava, sem ligar muito para sua purificação.

Em meio ano, sua tuberculose sumiu por completo, o que foi um verdadeiro milagre, já que na época, a tuberculose era uma doença incurável.

Depois, ele ingressou na carreira missionária e até se tornou reverendo da Igreja.

O ponto vital dessa história real, é que, mesmo o rapaz não conseguindo agradecer diretamente a purificação que estava passando, ao enxergar ao seu redor outros motivos para agradecer, passou a sentir sincera gratidão por isso, e então saiu do círculo vicioso da lamúria e sofrimento, e entrou no círculo virtuoso da gratidão e crescimento.

Tem casos de pessoas que reclamam de alguém que está infernizando a sua vida. Mas com certeza deve ter também outras pessoas que estão ajudando, apoiando, ou torcendo pelo seu sucesso. O problema é que, quem só reclama não consegue perceber isso!

Daí a importância de mudar o foco. Deixar de só enfocar o seu sofrimento e procurar enfocar em sua volta o que há de bom que pode agradecer.

Na verdade, todos nós já sabemos disso na teoria... Mas na hora do sofrimento é difícil pôr em prática.

Por isso eu acho que temos que treinar, procurando em todos os momentos, motivos para agradecer. ESSA QUE É A PRÁTICA DO SONEN DE GRATIDÃO.

Ninguém precisa esperar ficar tuberculoso para agradecer aos pais e às pessoas que estão ao seu redor! Agradecer por estar vivo, por estar enxergando, andando, falando e ouvindo, é o início da PRÁTICA DO SONEN DE GRATIDÃO. Isso é viver agradecendo sempre, em qualquer momento, em qualquer circunstância.

Isso significa que o segredo para sair do círculo vicioso da reclamação para o círculo virtuoso da gratidão é sempre lembrar que o coração agradecido comunica-se com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário